Growth Experiments

eduK é uma edtech que oferece aprendizado em ofícios para quem busca renda própria. A base de assinantes não estava crescendo, o que poderia tornar o negócio inviável em algum momento. Iniciamos uma iniciativa para realizar experimentos com diferentes objetivos em nosso funil de produto: conversão, retenção e receita.

Growth UX designer

Papel

Jun 2019 - Mar 2020

Período

Conduzir cerimônias, criar e estruturar hipóteses, planejar e revisar experimentos, desenhar experimentos.

Responsabilidades

Criando operação

Operação composta por 1 designer (eu) + 3 desenvolvedores. Conduzimos experimentos utilizando métodos de Growth Hacking para criar e priorizar iniciativas, seguindo boas práticas com relevância estatística.

#Experimento Novo Checkout

53% dos usuários abandonaram o funil de conversão de assinatura nas etapas entre o redirecionamento para o login e o momento em que estavam logados/registrados.

Problema
Hipótese

Permitir o login sem sair do fluxo para outra página pode aumentar o número de conversões, estaremos satisfeitos se aumentarmos em ate 20%.

Etapas do processo

Adicionei o conhecimento que já tinha sobre funil de conversão com testes em diversos tipos de checkout, análise heurística nos melhores casos e, em seguida, trouxe esses aprendizados para definir a nova arquitetura da informação.

Apesar de projetar a arquitetura do zero, utilizei a biblioteca de componentes existente na eduK para economizar tempo, mesmo entendendo que algumas interações precisariam ser aprimoradas após a validação.

Modifiquei a versão atual do checkout, incluindo o login como uma etapa do funil de pagamento na compra de cursos e assinaturas. Levei duas propostas potenciais para a equipe.

1

2

3

Discovery
Design
Ui / Visual

4

Realizei um teste com 5 pessoas antes de seguir para o desenvolvimento, eles trouxeram pequenos insights para refinar alguns detalhes sem grandes alterações na proposta criada.

Testes de usabilidade

5

Definimos dois clusters, e um deles começou a receber o novo checkout. Criei a hipótese listando relevância estatística, o tamanho da amostra e a estimativa de melhoria desejada, com uma meta de 20%.

O experimento levou 2 semanas para alcançar o tamanho de base necessária.

Teste A/B

Usability test with Rosa

Web mobile

Resultado

A nova versão converteu 40,5% melhor nas etapas de Login/registro no checkout e tem 98,8% de chance de superar a versão anterior.

+40,5%

Improvement over baseline

Insights

Testar sempre gera bons insights

Este caso reforça a ideia de que validar rápido, errar rápido e pivotar quando preciso é o melhor jeito de criar serviços ou produtos, muitas vezes precisamos de pouco tempo e recursos para chegar a conclusões importantes para o negócio.

#1

Processos precisam ser facilitadores

O processo de compra dificulta a rotina do atendente e facilita erros na compra, especialmente em momentos de pico. Aqui entendemos a necessidade de explorar um processo que cause menos atrito para garantir o sucesso da operação.

#2

Mais Projetos

Melhorando performance e experiência de pessoas usuárias internas

Picpay

Data products

Um compilado de interfaces e conceitos desenvolvidos ao longos dos anos para produtos de visualização de dados, insights e inteligência de mercado.

Liderança

UI design