Growth Experiments
eduK é uma edtech que oferece aprendizado em ofícios para quem busca renda própria. A base de assinantes não estava crescendo, o que poderia tornar o negócio inviável em algum momento. Iniciamos uma iniciativa para realizar experimentos com diferentes objetivos em nosso funil de produto: conversão, retenção e receita.


Growth UX designer
Papel
Jun 2019 - Mar 2020
Período
Conduzir cerimônias, criar e estruturar hipóteses, planejar e revisar experimentos, desenhar experimentos.
Responsabilidades
Criando operação
Operação composta por 1 designer (eu) + 3 desenvolvedores. Conduzimos experimentos utilizando métodos de Growth Hacking para criar e priorizar iniciativas, seguindo boas práticas com relevância estatística.




#Experimento Novo Checkout
53% dos usuários abandonaram o funil de conversão de assinatura nas etapas entre o redirecionamento para o login e o momento em que estavam logados/registrados.


Problema
Hipótese
Permitir o login sem sair do fluxo para outra página pode aumentar o número de conversões, estaremos satisfeitos se aumentarmos em ate 20%.
Etapas do processo
Adicionei o conhecimento que já tinha sobre funil de conversão com testes em diversos tipos de checkout, análise heurística nos melhores casos e, em seguida, trouxe esses aprendizados para definir a nova arquitetura da informação.


Apesar de projetar a arquitetura do zero, utilizei a biblioteca de componentes existente na eduK para economizar tempo, mesmo entendendo que algumas interações precisariam ser aprimoradas após a validação.
Modifiquei a versão atual do checkout, incluindo o login como uma etapa do funil de pagamento na compra de cursos e assinaturas. Levei duas propostas potenciais para a equipe.
1
2
3
Discovery
Design
Ui / Visual
4
Realizei um teste com 5 pessoas antes de seguir para o desenvolvimento, eles trouxeram pequenos insights para refinar alguns detalhes sem grandes alterações na proposta criada.
Testes de usabilidade
5
Definimos dois clusters, e um deles começou a receber o novo checkout. Criei a hipótese listando relevância estatística, o tamanho da amostra e a estimativa de melhoria desejada, com uma meta de 20%.
O experimento levou 2 semanas para alcançar o tamanho de base necessária.
Teste A/B


Usability test with Rosa
Web mobile
Resultado
A nova versão converteu 40,5% melhor nas etapas de Login/registro no checkout e tem 98,8% de chance de superar a versão anterior.
+40,5%
Improvement over baseline


Insights
Testar sempre gera bons insights
Este caso reforça a ideia de que validar rápido, errar rápido e pivotar quando preciso é o melhor jeito de criar serviços ou produtos, muitas vezes precisamos de pouco tempo e recursos para chegar a conclusões importantes para o negócio.
#1
Processos precisam ser facilitadores
O processo de compra dificulta a rotina do atendente e facilita erros na compra, especialmente em momentos de pico. Aqui entendemos a necessidade de explorar um processo que cause menos atrito para garantir o sucesso da operação.
#2




