Invalidando hipótese de canal de vendas

Uma oportunidade de expandir vendas foi identificada através da parceria entre MeuDNA e farmácias na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com o aprendizado da operação de venda dos testes meuDNA Covid nossa diretoria trouxe para os times essa intenção de desenvolver um novo canal de vendas para os testes de DNA dentro das farmácias e nós exploramos uma maneira de testar antes de lançar.

caixa do meuDNA origens
caixa do meuDNA origens

Head de Design Service e Research designer

Papel

Agosto 2021

Período
logo meuDNA
logo meuDNA

Discovery

Utilizamos muito do conhecimento da operação que já estava rodando para criar nossas hipóteses e mapeamento de problemas.

Fiz cliente oculto comprando testes de um concorrente que já vendia em algumas farmácias para entender o serviço deles neste canal também.

foto de uma farmácia vendendo teste decovid meuDNA
foto de uma farmácia vendendo teste decovid meuDNA
Hipóteses principais

Farmácia pode ser um bom canal para MeuDNA expandir vendas de testes de ancestralidade, saúde e bochechinha.

Farmácias podem aumentar a visibilidade da empresa e alavancar vendas no site assim com têm ocorrido com o MeuDNA Covid.

Riscos

Processo com digitação de diversos números + cadastro de comprador não pôde ser revisto e já gerava atrito em nossa operação atual.

Tempo de cadastro x realidade das farmácias.

Design plan

Reunimos o grupo de designers com nossa operação para definir necessidades e critérios do experimento.

Fizemos o planejamento do projeto e nos dividimos entre as tarefas necessárias.

fluxograma do serviço de venda dentro da farmácia
fluxograma do serviço de venda dentro da farmácia
Minha atuação

Facilitação da definição de requisitos

Jornadas e Fluxos de usuários

Planejamento e aplicação de testes de conceito e usabilidade nas farmácias.

Designing

Protótipo de Mudanças na luva dos testes

Caixa do meudna premium
Caixa do meudna premium
notas fiscais e códigos dos testes
notas fiscais e códigos dos testes
tela de cadastro de compra testes meuDNA na farmácia
tela de cadastro de compra testes meuDNA na farmácia

Simulação de notas fiscais e códigos de testes como material de apoio

Pequeno ajustes no sistema de operações farmácias

1

2

3

Para possibilitar um teste bem realista, optamos pelos seguintes materiais:

Validação de conceito

Os testes foram aplicados em diferentes farmácias da cidade de São Paulo e foram muito ricos para ajudar na tomada de decisão;

20

Atendentes

5

Gerentes

Clientes

10

Os testes foram realizados com protótipo funcional html divididos de 2 formas, somente colaboradores da farmácia e também envolvendo clientes participantes.

Resultados

A partir das observações e recomendações entregues por mim a empresa optou por não apostar neste tipo de operação naquele momento.

Alguns fatores foram cruciais para esta decisão:

Tempo x esforço

Fator #2

Erros no processo

Atendentes erraram informações durante os testes e foram interrompidos diversas vezes tendo que voltar a tarefa, realizam várias tarefas ao mesmo tempo.

Desconfiança do cliente

A venda destes produtos exige um cadastro com dados pessoais e isso gerou atrito quando apresentado a clientes como simulação de compra.

O processo de compra leva tempo para ser executado no balcão, especialmente se houver compra de mais itens. Em momentos de pico houve grande atrito pelo tempo de espera em fila aumentando.

Fator #1

Fator #3

55%

40%

80%

de atendentes cometeram erros de digitação durante o teste

de atendentes foram interrompidos durante a simulação de venda

de clientes acharam o processo de compra demorado

Insights

Validar antes de lançar

Este caso reforça a ideia de que validar rápido, errar rápido e pivotar quando preciso é o melhor jeito de criar serviços ou produtos, muitas vezes precisamos de pouco tempo e recursos para chegar a conclusões importantes para o negócio.

#1

Processos precisam ser facilitadores

O processo de compra dificulta a rotina do atendente e facilita erros na compra, especialmente em momentos de pico. Aqui entendemos a necessidade de explorar um processo que cause menos atrito para garantir o sucesso da operação.

#2

Mais Projetos

Melhorando performance e experiência de pessoas usuárias internas

Picpay

Data products

Um compilado de interfaces e conceitos desenvolvidos ao longos dos anos para produtos de visualização de dados, insights e inteligência de mercado.

Liderança

UI design